Carreira: 10 habilidades mais importantes para os próximos dez anos

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Entender sobre tecnologia, dados, ser criativo e ter inteligência emocional são algumas das habilidades que serão procuradas pelos empregadores.

 

Como não se tornar indispensável para os empregadores? À medida que avançamos para a revolução industrial e o ritmo das mudanças continua a acelerar, as habilidades que o trabalhador precisa para ter sucesso profissional também estão em constante mudança.

Por esse motivo, saiba algumas das habilidades que serão procuradas pelos empregadores nos próximos dez anos.

 

  1. Alfabetização digital

A alfabetização digital abrange as habilidades de aprender, trabalhar e navegar no mundo digital. Essas habilidades envolvem a capacidade de usar dispositivos, softwares e aplicativos com segurança e confiança.

Pessoas com fortes habilidades de alfabetização digital podem se comunicar e colaborar facilmente usando ferramentas digitais. Elas se mantêm atualizadas sobre as novas tecnologias e entendem como elas podem afetar seu trabalho e seus negócios.

 

  1. Alfabetização de dados

Para a maioria das empresas, os dados são, agora, um dos seus negócios mais importantes e valiosos, o que significa que as organizações vão querer contratar pessoas que sejam capazes de obter dados e usá-los de forma eficaz.

No contexto empresarial, a alfabetização de dados significa ser capaz de acessar informações específicas e trabalhar com elas com confiança.

Assim, o funcionário também poderá questionar a integridade e a validade de quaisquer dados com os quais esteja trabalhando, em vez de apenas seguir cegamente as informações fornecidas.

 

  1. Pensamento crítico

Na era das fake news, notícias falsas, e da sobrecarga de informações, o pensamento crítico está no topo da lista das habilidades de carreira mais importantes para o sucesso.

Pensar criticamente significa analisar questões e situações com base em evidências, em vez de levar em conta boatos, opiniões pessoais ou preconceitos. Quando o profissional está praticando o pensamento crítico, ele pode questionar a validade das evidências e descobrir o que é verdade e o que não é em diversas situações.

 

  1. Inteligência emocional

Inteligência emocional é a capacidade de expressar e controlar nossas emoções. Uma pessoa emocionalmente inteligente está ciente de como suas emoções influenciam seus próprios comportamentos e afetam os outros ao seu redor e pode gerenciar essas emoções.

A empatia, capacidade de ver o mundo da perspectiva de outra pessoa, é um componente-chave da inteligência emocional.

  1. Criatividade

O que realmente é criatividade? Uma maneira de definir é “o ato de transformar ideias imaginativas em realidade”.

A criatividade será uma das habilidades mais desejáveis ​​para o trabalho no futuro, especialmente porque entrega-se cada vez mais tarefas rotineiras às máquinas.

O pensamento criativo, como ter novas ideias, resolver problemas, imaginar além do que já existe e implementar ideias para corrigir problemas e melhorar as coisas, também será fundamental no futuro.

 

  1. Colaboração

A natureza da colaboração e do trabalho em equipe está mudando à medida que as equipes evoluem para incluir profissionais em modelo híbrido, totalmente remoto e outros funcionários que transitam entre projetos e equipes.

Neste local de trabalho em constante mudança, o trabalhador precisará ser capaz de colaborar e se comunicar efetivamente com uma variedade de colegas.

 

  1. Flexibilidade

No futuro, a mudança será um fator ainda mais determinante do que é hoje. O profissional terá que lidar constantemente com novas tecnologias, automação, ritmo de trabalho em rápida evolução e grandes interrupções nos negócios.

Todos devem desenvolver a resiliência mental para conseguir alcançar o sucesso em tempos de mudança constante.

A adaptabilidade, capacidade de se ajustar a novas condições, é a chave para desenvolver a flexibilidade. Pessoas adaptáveis têm mente aberta, são curiosas e estão dispostas a aprender coisas novas porque se concentram nas oportunidades, não nos obstáculos.

 

  1. Habilidades de liderança

A boa liderança significa extrair o melhor de outras pessoas e garantir que elas possam ter sucesso.

Equipes à distância, diversidade, funcionários temporários e estruturas organizacionais mais fluidas mostram que as habilidades de liderança são importantes para todos os indivíduos em todas as empresas, estejam eles liderando um projeto, uma equipe ou um departamento inteiro.

 

  1. Gestão do tempo

Trabalhando de casa, do escritório, administrando o próprio negócio ou atuando em uma organização, a capacidade de gerir o tempo de forma eficaz é essencial para o desempenho profissional.

É importante frisar que a gestão do tempo é sobre trabalhar de forma inteligente, e não sobre trabalhar mais. Colocar horas extras não é necessário para pessoas que são ótimas em administrar seu tempo. Elas sabem quando são mais produtivas e usam esse tempo com sabedoria, reservando suas horas menos produtivas para outras tarefas.

Saber gerir o tempo também é importante para a saúde mental. Quando o funcionário faz isso de forma eficaz, cria um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e garante um espaço para as coisas que são mais importantes para ele.

  1. Curiosidade e aprendizado contínuo

Seja qual for a idade ou setor, adotar uma mentalidade de aprendizado contínuo é fundamental para ter sucesso.

A curiosidade e a busca por aprendizado ajudam o trabalhador a permanecer flexível e aceitar as mudanças, além de manter suas habilidades afiadas para que possa acompanhar as principais mudanças que já estão ocorrendo.

Adotar uma mentalidade de crescimento e despertar o desejo de aprender, poderá manter o empregado relevante para os empregadores e ter a melhor chance de ser bem-sucedido.

 

Com informações da Forbes Brasil

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