3° lote do Imposto de Renda poderá ser consultado no dia 22

Mei Veja Como Contestar Termo De Exclusao - Silva Pinto Assessoria Contábil

Compartilhe nas redes!

O contribuinte que ainda não recebeu sua restituição do IR deve ficar nos próximos dias. A Receita Federal deve abrir nesta sexta-feira (22) a consulta ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2022.

Se o contribuinte for contemplado neste lote, o pagamento será feito até o dia 29 deste mês na conta bancária indicada por ele mesmo.

O calendário de acerto da restituição varia de acordo com a data de entrega da declaração, então quem enviou mais cedo, recebe mais cedo.

O primeiro lote foi pago à população no dia 31 de maio, e o segundo no dia 30 de junho, no último dia útil de cada mês.  Neste ano, a Receita informou que serão 5 lotes de restituição (veja as datas mais abaixo).

O que é  a restituição do Imposto de Renda?

A Receita Federal fica responsável em realizar um cálculo para verificar se o contribuinte pagou a quantidade de imposto necessária ao Fisco. A análise leva em consideração os ganhos e despesas do mesmo. Quando é constatado que o contribuinte pagou um valor menor do que é devido, ele precisa pagar a diferença à Receita. Já quando ele paga mais imposto do que o necessário, tem saldo a ser devolvido e pode resgatá-lo. A isso é chamado de restituição.

Como consultar o terceiro lote da restituição

Para conferir se está neste lote, o contribuinte poderá acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consulta a Restituição”. Esse procedimento deve ser feito a partir de sexta-feira, dia 22.

A consulta também poderá ser feita pelo aplicativo oficial da Receita, disponível para tablets e smartphones, que consulta diretamente no sistema do órgão sobre a liberação das restituições, e  ainda a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Calendário das restituições

1º lote: 31 de maio;

2º lote: 30 de junho;

3º lote: 29 de julho;

4º lote: 31 de agosto;

5º lote: 30 de setembro

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, dá para reagendar o crédito dos valores pelo portal BB ou pelos telefones da central de relacionamento do banco, pelos números 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades ou 0800-729-0088, telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.

 

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Receita Federal Online - Silva Pinto Assessoria Contábil

RFB Alerta para um novo golpe

A Receita Federal chamou a atenção dos contribuintes nesta segunda-feira (2) para um novo golpe que está aproveitando a discussão do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para causar desinformação entre os brasileiros e pedir pagamentos que não existem.

Declaração de Imóveis na Planta no IR 2025

Contribuintes que adquiriram imóveis na planta em 2024 devem incluí-los na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de 2025. O procedimento exige atenção a detalhes como valores pagos, contrato de compra e dados da construtora. A informação deve ser inserida

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Ministro da Fazenda Fernando Haddad anunciou isenção do Imposto de…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top